
Em meio às paisagens encantadoras de Gramado, na Serra Gaúcha, há um aroma que envolve e conduz visitantes até uma das mais tradicionais fábricas de chocolates artesanais do Brasil: a Prawer.
Mais do que uma referência em qualidade e sabor, a marca carrega 50 anos de uma história de pioneirismo, afeto e paixão por transformar cacau em experiências inesquecíveis.
A ideia nasceu em 1974, após uma viagem de Jayme Prawer a Bariloche, na Patagônia argentina. Encantado com as pequenas chocolaterias artesanais da cidade, Jayme voltou ao Brasil determinado a trazer aquela mesma experiência para Gramado. Assim, no ano seguinte, fundava a primeira fábrica de chocolate artesanal do país –um feito visionário em uma época em que o mercado brasileiro era dominado por produtos industrializados. Ao caminhar pelos corredores da loja, ainda hoje é possível sentir essa essência. As receitas mantêm o toque artesanal, e cada bombom, barra ou trufa carrega em si uma história.
De acordo com Cássio Castilhos, gerente de marketing da empresa, o segredo para manter essa tradição está em três pilares que sustentam a qualidade dos produtos. “Selecionamos as melhores matérias-primas do mercado, utilizamos processos de produção que respeitam o tempo e a técnica artesanal, e contamos com uma equipe altamente qualificada, composta por mestres chocolatiers e profissionais comprometidos com cada detalhe da experiência que entregamos”, explica.

Variedade de chocolates
Esse cuidado está presente também na variedade de massas de chocolate produzidas pela Prawer, que refletem a sofisticação e a diversidade de sabores da marca. O portfólio inclui desde o chocolate branco com 28% de manteiga de cacau até o intenso dark com 73% de cacau, passando por versões como o caramélisé 30%, ao leite 38%, meio amargo 52%, e o chocolate ao leite zero açúcar com 36% de cacau.
Cada uma dessas bases é a alma de criações únicas: o bombom Vanile, por exemplo, combina a delicadeza do chocolate caramélisé com um praliné de nozes e ganache de vanila natural. Já o bombom Noir eleva a intensidade do chocolate dark com um recheio de ganache de 73% cacau, finalizado com uma cobertura crocante de nibs.
Tour pela fábrica da Prawer
Também é possível visitar a fábrica da Prawer em Gramado. No tour guiado, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto a história da primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil e acompanhar cada etapa da produção –desde o derretimento do cacau até a finalização das delícias que chegam às prateleiras.
Com aromas que despertam memórias e um ambiente acolhedor, o passeio encanta adultos e crianças. É possível ver os mestres chocolateiros em ação, aprender curiosidades sobre o universo do chocolate e, claro, se deliciar com degustações irresistíveis.
A visitação ocorre todos os dias, pela manhã (9h30; 10h10 e 10h50) e tarde (14h10,14h50,15h30 e 16h10). Aos finais de semana e feriados não há expediente na fábrica. Ou seja, não haverão pessoas produzindo chocolate, porém a visitação ocorre da mesma maneira.
Os ingressos do tour custam de R$ 39,00 a R$ 49,00. Crianças de 0 a 4 anos não pagam. A fábrica da Prawer fica na na Avenida das Hortênsias, 4100, Carniel. Informações e reservas: .www.prawer.com.br/visite-nossa-fabrica.

FONTE: CATRACA LIVRE VIAGEM