Natal sediará nos dias 13 e 14 de junho o 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Norte, que tratará da adoção de práticas sustentáveis no setor do turismo. O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), é um dos mais importantes do Nordeste e reunirá especialistas em sustentabilidade e reciclagem.
A edição de 2024 terá como tema a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos, desde a geração até a destinação final. Entre os participantes, estão:
- Fabrício Soler: professor, advogado especializado em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental, e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU).
- Geraldo Rufino: fundador da maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil.
- Luciana Balbino: empresária atuante no turismo criativo, reconhecida como uma das 100 mulheres mais influentes do agronegócio pela revista Forbes.
Etelvino Patrício, presidente do SindRecila-RN, sindicato responsável pela organização do evento, ressalta a necessidade de um compromisso coletivo para transformar resíduos em oportunidades de desenvolvimento. Segundo ele, é essencial a colaboração entre políticas públicas, empresas, cooperativas e a sociedade, especialmente em setores como o turismo. “Isso requer um compromisso conjunto, envolvendo não apenas políticas públicas bem concebidas, mas também o engajamento proativo das empresas, cooperativas e, é claro, a colaboração ativa de toda a sociedade”, diz Patrício.
O Fórum conta com o apoio de diversas instituições e empresas, incluindo Sicred, Recicla-RN, Reciaço, JPatricios, Lippel, Byd – Carmais, Confea, Cril, Inesfa, Sindcer, Singraf, Recinfo, Bioma Soluções, Café Santa Clara, Natal Shopping, Sadio, Fardar, Grimaldi, Sterbom, Vila Coxinha, Massas São Sebastião, Sebrae-RN e Semurb, além da Fiern.
O evento ocorrerá das 9h às 18h, com uma programação que inclui painéis, palestras e apresentações culturais relacionadas ao tema. Paralelamente, empresas do setor apresentarão produtos e serviços.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela internet, ao custo de R$ 100,00, com opções de ingressos sociais. As vagas são limitadas.
FONTE: O POTI