Depois de apresentar as dez tendências globais de consumo para 2021, a Euromonitor International divulgou, com direito a um webinar analisando os dados, as cinco tendências para o consumo digital. A PANROTAS, em cada tendência, adicionou dicas para o setor de Viagens e Turismo.
A primeira tendência
– The Digital
Balancing Act – mostra que a base de consumidores digitais
está mais complexa, que os consumidores mais experientes também estão mais
exigentes, e que as empresas terão de dar mais apoio aos convertidos digitais e
que não podem deixar ninguém para trás.
Para o Turismo a dica é: ajude aquele cliente
antigo que está se adaptando ao mundo digital; esteja presente para esclarecer
dúvidas para uma base muito complexa de consumidores; fique esperto para o
comprador mais experiente em navegar e consumir na internet, pois ele chegará
cheio de informação sobre promoções, produtos e roteiros.
TUDO
É POSSÍVEL
A segunda tendência de consumo digital – Commerce Your Way – aponta que novas tecnologia, plataformas e modelos de
negócios expandiram as possibilidades para as empresas, que podem realmente
personalizar suas vendas e fazer várias adaptações, parcerias e inovações de
acordo com seus produtos e estratégias.
Nos próximos cinco anos, as empresas esperam
investir mais em serviços e tecnologias como 1) nuvem; 2) inteligência
artificial; 3) internet das coisas; 4) robótoca/automação; e 5) códigos de
barra/global trade item number (GTIN).
Dentro dessa tendência, a Euromonitor conclui que:
o consumidor tem mais opções que nunca; e eles estão acostumados a ter mais e
mais opções; as empresas devem abraçar novas formas de fazer negócios; e por
fim a norma é encontrar o consumidor onde ele estiver.
Para a indústria de
Viagens e Turismo, que não tem de se preocupar em entregar o produto na casa do
cliente, as preocupações são estar presente onde o cliente estiver; criar
ferramentas e mecanismos para atendê-lo das mais diversas formas; e manter
presença enviando material, mimos e lembranças para a casa dos melhores
clientes.
VIRTUAL
CHEGA AO TOPO
A terceira tendência – Virtual Hits
Mainstream – aponta que tecnologias como realidade
virtual ou realidade aumentada deixarão de ser algo “legal de ter” e passarão a
serem itens que todas as empresas “têm de ter”.