O Ministério do Turismo abriu, nesta quarta-feira (08.12), consulta pública para validação dos Produtos Agroalimentares Brasileiros com foco no turismo gastronômico. A iniciativa, que busca incrementar a lista de artigos do tipo definida em conjunto com especialistas de todas as macrorregiões do país, faz parte das atividades de construção do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do MTur.
A lista engloba alimentos das cinco regiões, e o público poderá deliberar sobre as opções especificadas para cada estado. As contribuições devem ser enviadas até 8 de janeiro de 2022. (Clique AQUI para participar)
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça que a seleção dos produtos não é restritiva. “A riqueza da nossa culinária é imensurável e de um potencial enorme. Este é apenas um passo de todo um processo de estruturação do turismo gastronômico no Brasil”, destaca.
A consulta pública é resultado de um mapeamento dos Produtos Agroalimentares Brasileiros realizado nos meses de julho e agosto pelo MTur, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Foram levados em consideração aspectos culturais, indicações geográficas, técnicas tradicionais de produção e outras características relevantes.
Toda a fase de levantamento de dados e de diagnóstico contou com a participação de representantes governamentais estaduais e municipais, acadêmicos, profissionais de turismo gastronômico e especialistas em turismo e gastronomia de todas as unidades da Federação.
Para a elaboração da lista, foram considerados não apenas itens agroalimentares de forma estrita, mas também produtos de origem animal, como mel e pescados, entre outros. Também houve a especificação de artigos que, apesar de já terem passado por algum tipo de processamento, ainda assim constituem-se em ingredientes da culinária local, a exemplo de queijo, vinho, cerveja artesanal e farinha.
PROGRAMA – Um dos objetivos do MTur é a construção e a implementação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa, em consonância com a Política Nacional de Turismo, busca reforçar a contribuição da gastronomia à redução das desigualdades sociais e econômicas, à ampliação do fluxo de turistas, ao incremento do gasto médio de viajantes e à permanência de visitantes.
FONTE: MINISTÉRIO DO TURISMO.