Na 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, uma manteiga produzida em Monte Alegre com leite de cabra foi eleita um dos mais saborosas do mundo. Nas primeiras horas da manhã, a produção de queijos e manteigas começa ainda com toque bem artesanal. Nada de grande maquinário ou centena de funcionários.
A Queijeira Capril Buxada de Monte Alegre é especializada em derivados de leite de cabra. Mas desde o início da semana, o grande destaque é uma manteiga ghee feita com leite de cabra.
“É uma produção artesanal de um pequeno produtor. Tudo que se faz existe o segredo pra termos o bom resultado. Já trabalhamos há 10 anos com os produtos de leite de cabra, mas a manteiga faz pouco tempo. E já estamos com lista de espera”, disse a proprietária Irma Lopes.
O interesse repentino é porque o produto ganhou uma medalha ‘super ouro’ na 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, realizado em São Paulo, onde concorreu com produtores de vários lugares do mundo.
“É o sexto melhor produto do mundo, o resultado acabou de sair. Estamos muito felizes [] porque sabemos da luta do pequeno produtor”, disse Camila Almeida, uma das juradas do evento.
A próxima parada para a manteiga potiguar é a França, onde o produto vai representar o Brasil em outras competições. Na hora de receber o prêmio o produtor Marcelo Paiva Lopes se disse surpreso com a conquista.
“Este prêmio é prova de que o que a gente faz com amor, tem resultado. É um trabalho em família e eu nunca digo que tenho uma queijeira. Nós temos uma sala de transformação, aonde entra leite e sai queijo, manteiga, iogurte e outros derivados do leite de cabra”.
Manteiga Ghee
A manteiga ghee é consumida há bastante tempo, principalmente na Índia onde também é chamada de ouro líquido. E virou febre entre quem quer uma alimentação mais saudável.
É bastante utilizado na culinária, até mesmo em frituras porque o ghee possui um excelente ponto de fumaça. Significa que mesmo em alta temperatura não tem as propriedades alteradas, o que faz bem pra saúde.
Reconhecimento nacional
O estado se destacou na 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil ao conquistar uma Medalha Super Ouro e outras 19 medalhas (05 ouros, 04 pratas e 10 bronzes) no Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos.
Os produtores que participaram do concurso eram apoiados pelo Sebrae/RN. Participaram do evento, 19 produtores de queijeiras e pequenos laticínios. O evento aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro em São Paulo.
Foram apresentados 58 produtos, como queijos de coalho e manteiga, iogurtes e manteiga do sertão (a famosa manteiga da terra).
FONTE: TCM NOTÍCIAS