O barulho e a agitação do dia a dia trazem prejuízos para nossa qualidade de vida e saúde mental.
Cada vez mais vivemos em um ritmo acelerado e precisamos dar conta de muitas tarefas que competem a atenção o tempo todo. O barulho e a agitação do dia a dia trazem prejuízos para nossa qualidade de vida e saúde mental. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu 7 de maio como o Dia Mundial do Silêncio.
A principal bandeira levantada na data é que as pessoas se conscientizem dos males que a poluição sonora pode acarretar.
Para isso, é importante se desconectar do cotidiano e tirar um tempo para si, para contemplar uma nova paisagem e refletir no silêncio em meio à tranquilidade.
Levantamento realizado pela plataforma Booking.com mostra que mais da metade (59%) dos viajantes brasileiros desejam para dar uma pausa na correria do dia a dia e fazer uma viagem ainda este ano. Outros 53% responderam que devem reservar um tempo para a mente. Para completar, um quinto (21%) quer usufruir desse tempo de “ócio” para se redescobrir.
4 destinos para aproveitar o Dia Mundial do silêncio
Campos do Jordão (São Paulo)
Encravada na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é uma cidade que oferece agito e tranquilidade ao mesmo tempo para os turistas. O destino, que possui clima ameno e bastante convidativo, tem uma variada rede hoteleira com arquitetura charmosa.
Para quem procura momentos de tranquilidade, uma de suas atrações turísticas é o Bosque do Silêncio, uma área privativa repleta de araucárias, aves de várias espécies e insetos, como borboletas.
O espaço abre todos os dias, das 9h às 17h, é um ambiente para meditar, refletir e se reconectar consigo mesmo.
Onde se hospedar em Campos do Jordão?
Para se hospedar, a indicação é a Pousada da Pedra, em estilo suíço em meio às colinas verdes. Aos sábados e feriados, os hóspede têm a disposição um chá da tarde com vinho espumante.
Os quartos têm decoração em estilo rústico, com tons pastel, são bastante espaçosos e contam com varanda. Durante a estadia, o hóspede pode usufruir de massagens relaxantes e piscina ao ar livre aquecida. A acomodação fica a 3 km da estação de trem Emílio Ribas.
Outra opção é o Hotel Boutique Quebra-Noz, localizado a 300 metros da Praça Capivari, região central da cidade e a 9 km do Parque Horto Florestal.
A acomodação oferece piscina ao livre, sauna e piscina de borda infinita aquecida, além de spa com diversos tratamentos para relaxar.
Os quartos dispõem de uma banheira de hidromassagem e algumas acomodações oferecem terraço. A 600 metros do hotel há uma trilha que passa por dentro da propriedade em que os hóspedes podem fazer caminhadas.
Gramado (Rio Grande do Sul)
Situado na Serra Gaúcha, Gramado é um destino que atrai turistas de diversas partes do Brasil. A cidade é conhecida pela sua arquitetura própria da colonização europeia, pela gastronomia e as variedades de passeios.
Além disso, é conhecida pelo seu clima ameno, propício para tomar um chocolate quente e por sediar o Natal Luz, período em que a cidade fica toda iluminada e enfeitada. O Lago Negro é ponto ideal para um passeio ao ar livre e para quem busca um pouco de silêncio.
Na vizinha Canela está o Parque Estadual do Caracol, onde fica a cascata do Caracol, lugar em que o viajante pode encontrar muita tranquilidade ao observar a bela queda d’água.
Onde se hospedar em Gramado?
Se você procura uma experiência mais requintada, o Hotel Colline de France é o ideal. A belíssima propriedade foi eleita a melhor do mundo recentemente.
O hotel tem decoração clássica e as acomodações oferecem aquecimento e alguns quartos com banheira de hidromassagem e lareira. Além disso, o hotel oferece piscina climatizada, tanto para os dias quentes quanto para os frios e chuvosos, onde é possível relaxar com jatos de hidromassagem.
A sauna úmida é equipada com uma ducha para quem desejar tomar um banho de contraste. O hotel possui o jardim das Buganvílias, perfeito para descansar e estar em contato com a natureza.
Outra opção de hospedagem em Gramado é a Pousada La Lavande, que conta com vista para o jardim e oferece quartos em tons de cores claras e piso de madeira, proporcionando um ambiente aconchegante e com móveis contemporâneos.
Além disso, as acomodações são equipadas com sistema de aquecimento e cobertores térmicos. A propriedade fica a 700 m do Lago Negro e 800 m do centro da cidade.
João Pessoa (Paraíba)
Para quem não abre mão de uma praia a indicação é João Pessoa. A capital paraibana é conhecida como “Porta do Sol”, pois a cidade se situa no ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro, além de ser um dos lugares mais verdes, com uma natureza que pode ser apreciada de diferentes formas.
Créditos: luoman/iStock
João Pessoa é conhecida como “Porta do Sol”
E por falar em sol, a praia do Jacaré é uma das atrações turísticas em que muitos se reúnem para apreciar o pôr do sol.
Em João Pessoa, as praias são as principais atrações, uma vez que o calor está presente durante o ano inteiro, e os viajantes aproveitam as águas mornas com areias claras.
A gastronomia também é outro atrativo local: na cidade está uma das principais produções de rapadura de cachaça do país, e o viajante também encontra outras iguarias da região, como carne de sol e buchada de bode.
Onde ficar em João Pessoa?
O Manaíra Apart Flat está localizado a 13 minutos a pé da praia de Manaíra e oferece acomodações com ar-condicionado, banheira de hidromassagem, academia e uma piscina exterior aberta o ano todo.
Cada acomodação inclui uma pequena cozinha equipada com micro-ondas, frigobar, cafeteira e utensílios para preparar a comida, além de terraço com vista para a cidade.
A propriedade está a 1,3 km da praia do Bessa e a 17 km do aeroporto internacional Presidente Castro Pinto.
Se a ideia é um hotel pé na areia, o Oceana Atlântico é o indicado. O hotel é 5 estrelas e oferece acomodações com terraço com vista para o mar.
SAIBA MAIS: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/dia-do-silencio-4-destinos-para-apreciar-a-tranquilidade/
FONTE: CATRACA LIVRE VIAGEM