Por trás de cada ação e processo de elaboração de políticas públicas nacionais de turismo e de cultura estão muitas mulheres que se dedicam diariamente para o desenvolvimento desses setores. Elas são maioria da força de trabalho do Ministério do Turismo e muitas delas ocupam cargos de liderança, à frente de secretarias, subsecretarias, diretorias, coordenações-gerais e coordenações.
A Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por exemplo, é comandada por Débora Gonçalves, que conduz a equipe com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios para o turismo no Brasil, com foco na segurança jurídica e nas parcerias público-privadas, envolvendo concessões e autorizações. Também fazem parte das atribuições da área o Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e o apoio ao crédito, um pilar fundamental no estímulo aos investimentos no setor.
“Tenho a honra de conduzir uma equipe gigantesca. Também tenho a responsabilidade de representar todas as mulheres neste Ministério. É uma grande honra para mim e uma imensa responsabilidade carregar todas vocês comigo para que a gente faça o turismo cada vez mais forte e melhor nesse Brasil. Gostaria de parabenizar a todas por esta data tão especial, o Dia Internacional da Mulher”, destacou a secretária.
Na liderança do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, também parabenizou todas as mulheres, em especial aquelas que trabalham em prol da cultura e do patrimônio do país.
“Sou servidora do Ministério do Turismo, esposa, mãe e uma profissional que busca fazer a diferença onde atua. Atualmente, aprendo com mais de 800 mulheres, que se dedicam diariamente para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Aliar todas essas posições é um desafio, mas, ao mesmo tempo, fascinante. Desenvolver diversas habilidades e contribuir com o desenvolvimento do país me dá cada vez mais a sensação de dever cumprido”, ressaltou Peixoto. “Parabéns a todas as mulheres pelo nosso dia e obrigada pela dedicação em tornar o mundo melhor com a sensibilidade, a força e a ousadia feminina”, concluiu.
Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou que as mulheres são responsáveis por 54% da força de trabalho do Turismo no mundo – segundo dados da WTTC – e enalteceu o poder feminino, principalmente no turismo brasileiro. “É uma honra trabalhar com tantas mulheres competentes, criativas e que fazem acontecer. Elas encabeçam projetos, lideram pessoas e atuam com maestria na criação de políticas e ações em prol do turismo e da cultura brasileiros”, destacou.
FONTE: MINISTÉRIO DO TURISMO.