Que tal curtir o friozinho do inverno numa cidade em pleno Nordeste brasileiro? Pode parecer estranho, mas a charmosa cidade de Bananeiras (PB) vem se tornando um dos roteiros turísticos favoritos da região nesta época do ano.
Apesar da proximidade com o litoral – Bananeiras está a 136 km de João Pessoa, a 140 km de Natal (RN) e a apenas 70 km de Campina Grande– o município tem atmosfera de montanha e o clima ameno proporciona experiências inusitadas.
Nos meses de inverno, a temperatura mínima fica, em média, em torno dos 12ºC.
Caminhos do Frio
Essa característica deu origem, na cidade de Bananeiras, aos Caminhos do Frio, uma rota turística para vivenciar a cultura do frio da Serra da Borborema que, entre junho e setembro, passa pelas 10 cidades do Brejo Paraibano, mostrando os principais atrativos de cada local.
A ampla programação oferece muita música, artes cênicas, experiências nos antigos engenhos, trilhas, turismo rural e passeios em meio à natureza, entre eles, o Lajedo Preto e o Eco Parque Angicos.
Uma experiência imperdível é o Balanço Alteza, pura adrenalina no maior balanço do Brasil, apreciando uma vista encantadora dos vales da região de Bananeiras. Também vale a pena incluir no roteiro a visita ao Túnel da Viração.
Ele foi escavado pelos ingleses nas rochas da montanha como parte da ferrovia que levaria o trem até a Estação Ferroviária de Bananeiras.
Onde ficar em Bananeiras
Atualmente, esse mesmo prédio da Estação Ferroviária, de 1922, abriga a pousada Estação Bananeiras, a mais sofisticada, emblemática e, certamente, a melhor hospedagem da cidade.
O lugar foi totalmente restaurado, mas preservando sua originalidade histórica para dar lugar a esse luxuoso empreendimento e o início de uma nova era para o turismo local.
A arquitetura inovadora aproveitou os espaços do local para criar charmosas suítes no melhor estilo loft, com o toque de aconchego serrano e muito conforto. As acomodações, com varandas voltadas para a piscina, se destacam na fachada do antigo prédio e, as redes ali instaladas, completam a hospitalidade local.
A gastronomia é outro ponto forte da pousada. O restaurante traz pratos que combinam com as baixas temperaturas da serra e são um convite para a harmonização com os vinhos da adega.
Por ali, o visitante recebe mantinhas aconchegantes para colocar sobre as pernas e degustar o jantar com maior conforto. Por sua localização, a Estação Bananeiras dá acesso fácil para os passeios e experiências da Rota Cultural Caminhos do Frio.
FONTE: CATRACA LIVRE VIAGEM.