Com tambores e baquetas em punho, eles chamam a atenção de quem passa, em qualquer lugar do mundo!
Presente em 17 países, a banda de percussão internacional Batalá Mundo foi fundada em Paris em 1997 pelo Baiano Giba Gonçalves.
Atualmente a banda tem 57 grupos presentes em diversas cidades pelo mundo.
No Brasil encontramos o Batalá em Brasília (grupo feminino), em Aracajú e agora em Natal, ambas capitais com grupos mistos.
Natal é a terceira banda do Batalá no Brasil. Foi fundada pela mexicana Aline Zúñiga, que após fazer parte do Batalá México e Batalá Tepoztlán decidiu trazer o grupo internacional de percussão para o Rio Grande do Norte.
Em qualquer parte do mundo o Batalá desenvolve a mesma metodologia de ensino, executa os mesmos ritmos e utiliza os mesmos figurinos e instrumentos que são confeccionados por pessoas de comunidades de Salvador – BA.
O Batalá é uma associação sem fins lucrativos, não tem limite de idade, nem exige experiência com música ou percussão.
A banda se apresenta em eventos culturais, festivais de música, eventos públicos e privados, desfiles e carnavais.
No currículo de apresentações, estão eventos como: Lavagem do Bonfim em Salvador, o Carnaval de Notting Hill, o Dia dos Mortos no México, o Drum Camp na Grécia, entre outros.
Recentemente o Batalá Mundo tocou nas festividades do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II.
Em Natal, a regente e fundadora da banda Aline Zúñiga, ensaia com os membros aos Domingos a partir das 14h no calçadão da Praia de Cotovelo, próximo ao In Mare Bali. Os instrumentos que compõem a banda são: surdos, repiques, caixas e dobras e os aspirantes a componentes podem escolher aquele que mais se identificar.
Ainda há vagas para iniciantes que desejem fazer parte da banda.
Interessados podem fazer contato pelo direct do instagram @batalanatal ou pelo whatsapp 99639-8416
Mauricéia Cavalcante
Assessora de Imprensa – Batalá Natal
Jornalista – DRT 1092JPRN