
Embora o Brasil seja conhecido por seu clima tropical, algumas regiões do país surpreendem por registrar temperaturas negativas e até neve durante o inverno. Essas cidades localizadas nas regiões Sul tornam-se verdadeiros refúgios para quem deseja vivenciar a experiência de ver a neve sem sair do Brasil. A seguir, conheça os destinos brasileiros onde pode nevar e programe sua viagem para curtir o melhor do inverno nacional.
1. São Joaquim (SC)
Localizada na Serra Catarinense, São Joaquim é uma das cidades mais frias do Brasil e uma das mais famosas quando o assunto é neve. Com altitudes que ultrapassam os 1.300 metros, o município frequentemente registra temperaturas abaixo de zero durante o inverno. Entre junho e agosto, é comum os turistas lotarem a cidade em busca do fenômeno. Além da possibilidade de neve, a cidade oferece vinícolas premiadas e belas paisagens serranas.
2. Urupema (SC)
Urupema disputa com São Joaquim o título de cidade mais fria do Brasil. Pequena e charmosa, a cidade já registrou temperaturas inferiores a -8 °C. Graças à sua altitude e clima rigoroso, a ocorrência de geadas e até neve é comum durante os meses de inverno. É o destino ideal para quem busca tranquilidade, paisagens congeladas e uma imersão no clima frio.
3. Urubici (SC)
Também situada na Serra Catarinense, Urubici combina frio intenso com atrações naturais impressionantes, como a Cascata do Avencal e o Morro da Igreja, ponto mais alto habitado do Sul do Brasil. A cidade é outra forte candidata a receber neve no inverno, especialmente em dias de massas de ar polar. A combinação entre natureza, gastronomia e frio extremo torna Urubici um dos destinos de inverno mais procurados do país.
4. Bom Jardim da Serra (SC)
Conhecida como a “Terra da Neve”, Bom Jardim da Serra é mais um município catarinense com registros frequentes de temperaturas negativas e queda de neve. O grande destaque da cidade é a Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais bonitas do mundo, cercada por cânions e neblina. Durante o inverno, é comum a formação de geada, nevoeiro e até congelamento das águas nas margens da estrada.

5. Cambará do Sul (RS)
Localizada na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Cambará do Sul é famosa pelos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, localizados no Parque Nacional de Aparados da Serra. A cidade registra temperaturas negativas e tem chances de neve durante o inverno. O clima serrano e as paisagens impressionantes atraem visitantes durante todo o ano, mas o charme aumenta com a possibilidade de ver a neve nos meses mais frios.
6. São José dos Ausentes (RS)
Com altitudes que superam os 1.200 metros, São José dos Ausentes é uma das cidades mais geladas do Rio Grande do Sul. Pouco explorada pelo turismo de massa, o município atrai aventureiros e viajantes em busca de cenários naturais incríveis e, claro, da neve. A famosa Pedra do Segredo e o Pico do Monte Negro, ponto mais alto do estado, são atrações imperdíveis.
FONTE: CATRACA LIVRE VIAGEM