A pandemia do Covid-19 fez com que as viagens saíssem da lista de prioridades no consumo das famílias brasileiras. O desejo, no entanto, não diminuiu. De acordo com a CVC, nas duas últimas semanas, o site da operadora tem recebido maior demanda dos clientes pesquisando por preços, para embarques de outubro em diante. Os destinos de preferência, até o momento, têm sido Nordeste e Sul do País. De acordo com a CVC, os destinos internacionais ainda estão com baixa procura.
Ainda de acordo com a CVC, por conta desta demanda, o time de produtos – responsável pelas negociações com fornecedores, entre eles hotéis, resorts e empresas de receptivo e passeios – vem fazendo tratativas com os parceiros para que eles disponibilizem tarifas nos sistemas para o segundo semestre e para a temporada de Verão 2020/2021. Desta forma, a operadora poderá trabalhar na formatação de pacotes para o período pós-pandemia.
DISPONIBILIDADE
Nesta semana, as lojas CVC também iniciam a divulgação de algumas tarifas disponibilizadas por companhias aéreas e hotéis nacionais para embarques no segundo semestre. De acordo com Emerson Belan, diretor geral da CVC, a maior demanda por orçamentos, seja no site ou nesse momento em que as lojas atendem de forma remota, está para o período de embarque a partir do feriado de outubro e de novembro de 2020 até fevereiro de 2021. Hotéis e resorts do Nordeste, por exemplo, já têm oferecido tarifas para a CVC mais baratas do que o mesmo período do ano passado.
30% MAIS BARATO E REMARCAÇÃO GRÁTIS
De acordo com a operadora, em média, uma viagem pelo Brasil, considerando hospedagem de sete dias e aéreo de idade e volta para praias nordestinas, estão com preços 30% mais em conta do que o mesmo período de 2019.
Belan também explica que, para dar maior conforto ao cliente nesse momento, a CVC também começa a oferecer a partir desta semana a possibilidade de o cliente fazer uma remarcação gratuita, sem nenhuma cobrança de taxas e multas (nem da operadora, nem de terceiros – cias aéreas, hotéis, passeios), para viagens dentro do Brasil com embarques a partir de agosto.
“O objetivo é que o cliente fique tranquilo para reservar agora com a garantia de que terá flexibilidade caso queira ou precise remarcar mais para frente”, diz o executivo, destacando que os clientes tiveram a necessidade de postergar férias para o segundo semestre e que, apesar do isolamento ser necessário nesse momento, já deslumbram com o momento de viajar, o que estimulou a operadora a criar esse serviço da remarcação gratuita.
FRANQUIAS EM HOME OFFICE
A rede de lojas CVC, formada por mais de 1.400 lojas em todo o Brasil, tem realizado o atendimento aos clientes de forma remota, por telefone e aplicativos de mensagens, seja para dar alternativas a quem já estava com viagem marcada, ou ainda para quem quer consultar condições para o segundo semestre. Atualmente, todo o time de vendas e franqueados da marca – um efetivo de cerca de sete mil consultores de viagens – estão em home office e contam, nesse momento, com programação de treinamentos à distância, com cursos, lives e treinamentos gratuitos voltados à franquia e/ou desenvolvimento profissional e técnico relacionado ao universo de viagens.
Por Anderson Masetto | Mercado & Eventos