A França vai tornar obrigatória a realização de testes de Covid-19 para pessoas procedentes de 16 países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.
Para compensar a ausência ou o difícil acesso aos exames em alguns desses locais, o governo francês disponibilizará o procedimento em portos e aeroportos. A nova medida estará totalmente implementada até 1º de agosto, de acordo com o primeiro-ministro, Jean Castex.
As fronteiras seguem fechadas para os turistas desse grupo de países. As regras se aplicarão, portanto, àqueles ainda autorizados a entrar -franceses e estrangeiros com domicílio fixo no país. A Alemanha anunciou que também oferecerá testes gratuitos em aeroportos -mas eles não serão obrigatórios. Viajantes procedentes de 130 lugares considerados de alto risco por Berlim, caso do Brasil e dos EUA, poderão ser testados imediatamente ao chegar -os demais terão a oportunidade de fazê-lo em até três dias.
Tanto a França quanto a Alemanha determinaram que viajantes que apresentarem resultados positivos para Covid-19 deverão ficar em quarentena por 14 dias.
Até agora, a Alemanha se saiu melhor no combate ao coronavírus do que a maioria dos países, incluindo a França, graças à ampla realização de testes desde a confirmação dos primeiros casos.
No entanto, vídeos que mostram comportamentos imprudentes de alemães em Maiorca, na Espanha, e na Bulgária levantaram preocupações de que os turistas possam importar infecções ao voltar para casa.
Diário de Pernambuco