Localizado na Costa Branca Potiguar o município de Guamaré tem tradição em realizar grandes carnavais com atrações musicais que atraem multidões, com isso, aquece de forma significativa a economia local.
Bares, hotéis, pousadas, e comércios formais e informais lucraram (sem dúvida) com os quatro dias da Festa de Momo.
A gestão pública, através da Prefeitura Municipal tem papel decisivo nesse acontecimento. O apoio aos blocos carnavalescos do município e as atrações musicais comandam a animação da população e dos visitantes. O tradicional mela-mela (uso de mel de engenho entre as pessoas) também é outro grande atrativo e faz parte da brincadeira durante os quatro dias de carnaval.
“O aumento do efetivo na segurança, a infraestrutura da saúde através de suas unidades móveis, a limpeza urbana e o olhar atento da assistência social são os pilares de sustentação para a realização de um carnaval que já é referência no estado”. Explicou o secretário de articulação politica do município Hélio Willamy.
“Após dois anos sem carnaval, voltamos com tudo! Precisávamos aquecer nossa economia e trazer de volta essa alegria para o povo de Guamaré”. Afirmou o prefeito Arthur Teixeira, um jovem entusiasta cheio de projetos para um futuro (próximo) e bem sucedido na área do Turismo em Guamaré.
A Prefeitura de Guamaré também atuou fortemente no período do verão, quando proporcionou a população o programa Verão na Orla através das secretarias de Esporte, Turismo e demais secretarias. O programa ofereceu atividades recreativas e de entretenimento durante os fins de semana que antecederam a Festa de Momo, deixando a população animada e o comercio preparado para receber a demanda do carnaval com isso, ganhou a população, o comercio e o publico visitante.
Guamaré é sem dúvida uma das cidades mais lindas e bem estruturadas da região da Costa Branca, e nos últimos anos vem se desenvolvendo e atraindo o olhar de investidores e daqueles que buscam por tranquilidade, bem estar e muita beleza natural.
Por Mauricéia Cavalcante
Fotos: Divulgação