O feriado da Semana Santa deste ano registrou índices positivos para o setor hoteleiro do país. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, divulgado nesta segunda-feira (18.04), os meios de hospedagens dos principais destinos nacionais apresentaram taxa média de ocupação de 75%. Cidades como João Pessoa (PB) e Guarujá (SP) e todo o estado de Alagoas e o de Minas Gerais registraram números ainda maiores, chegando a 85% e 90% dos leitos reservados, respectivamente.
Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, a tendência é de crescimento, visto que a cada dia as pessoas estão mais confiantes em voltar a viajar pelo país. “Com o bom andamento da vacinação contra Covid-19 no país e a adoção de protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério do Turismo, o setor hoteleiro vem sendo um dos principais impulsionadores do turismo nacional. A nossa expectativa é de que a cada feriado, fim de semana ou período de férias, esses índices possam ser superados e que esta maior movimentação seja sinônimo de emprego e renda para os brasileiros”, disse.
No Sul do país, a cidade de Gramado (RS) movimentou cerca de 40 mil pessoas e registrou taxa de ocupação de 84%. No Rio de Janeiro, o estado teve 80% de seus hotéis reservados, tendo a capital fluminense superado a marca de 81%. Quem também obteve índices acima dos 80% foram as cidade paulistas de Ilha Bela e Campos do Jordão, conhecida como a Suíça Brasileira. No Maranhão, as cidades que circundam os Lençóis Maranhenses tiveram uma média de 70% de reservas.
Na última semana, um levantamento também realizado pelo Ministério do Turismo apontou que a expectativa para o feriado de Páscoa era de que cerca de 1,3 milhão de passageiros passasse pelos principais aeroportos do país entre os dias 14 e 18 de abril. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, no estado de São Paulo, foi apontado como responsável pelo fluxo mais intenso, com 330 mil viajantes, seguido por Congonhas, também em São Paulo, com 225 mil passageiros, além do Aeroporto de Brasília, com 154 mil pessoas.
SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura. Uma delas é observar se estabelecimentos do setor possuem o Selo Turismo Responsável, que indica boas práticas de biossegurança para 15 atividades do ramo, inclusive hoteis. A iniciativa define protocolos específicos de prevenção à Covid-19 e busca auxiliar na retomada segura de atividades tanto para turistas quanto para trabalhadores.
O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições e guias de turismo, entre outros, e pode ser obtido de maneira rápida e gratuita pelo site do programa.
FONTE: MINISTÉRIO DO TURISMO.