O Polo que caminha para ser uma Instância de Governança Regional – IGR, conta com a participação dos entes ligados ao Turismo como: ABIH, ABAV, ABRASEL, SEBRAE, FECOMERCIO, SINDETUR. SINGTUR, Sindicato dos Bugueiros, Cooperativa dos Bugueiros, ABRAJET e dos representantes das Instituições acadêmicas, UFRN, UERN e IFRN e vários outros ligados à atividade turística.É o maior Polo de Turismo do Estado contando com 15 destinos: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Touros e Georgino Avelino.
A reunião acontece amanhã, quinta-feira a partir das 10H no Praia Bonita Resort.
Para o Secretário de Turismo de Nísia Floresta é bastante importante acolher a 94ª reunião ordinária do Polo. Nísia Floresta é um destino incrível, onde contamos com o maior número de atrativos turísticos naturais do Estado, além do turista encontrar uma diversidade de segmentos turísticos, sol e Praia, náutico, aventura, ecoturismo, Turismo Ecológico, Turismo Gastronômico, Turismo de eventos, Turismo Religioso, Turismo Esportivo, Turismo de Pesca e muito mais. É por isso que temos como lema: Aqui tem tudo, só falta você!**Com a reunião do Polo em nosso destino, podemos apresentar o nosso potencial turístico aos demais destinos e ao Trade Turístico do Estado. afirmou Alberto Alexandre, Secretário de Turismo de Nísia Floresta.
O Polo atualmente tem como Presidência a Secretaria Estadual de Turismo, e na Secretaria Executiva o Presidente da SINDETUR, Júnior Câmara.Mas com o novo formato de Regionalização do Turismo que já acontece em alguns Estados do Brasil, o RN caminha com este processo de formalização, com treinamentos fornecidos aos municípios de cada Regional ofertado pela Secretaria Estadual de Turismo através da empresa Start, que foi contratada através de processo de licitação. O Polo passou por quatro Workshops, onde o último tratou sobre as formas legais de formalização de uma IGR. As IGRs são constituídas com CNPJ próprio e administradas pelos municípios das Regionais, que escolhem sua diretoria. A partir da formalização as IGRs começam a caminhar de forma autónoma com as decisões em colegiado, realizada pela diretoria, os destinos e os entes do Turismo da Regional que compõem a IGR. A exemplo do Estado vizinho a Paraíba com a IGR Brejo Paraibano, que atualmente é um destaque de Instância de Governança no Nordeste.
O Polo Costa das Dunas tem uma diversidade de belezas naturais, cultural e religiosa que possue de norte a sul, onde o Turista pode visitar, desde a badalada Pipa em Tibau do Sul, a Terra dos Santos Mártires e a Barra do Cunhau o Caribe do Nordeste, passando por Nísia Floresta com sua exuberância e riqueza de atrativos naturais que já é um forte destaque nacional, considera chamada e denominada pelos turistas da Terra do Camarão, depois Parnamirim, com o maior Cajueiro do Mundo na Praia de Pirangi do Norte, palco de Trampolim da vitoria na Segundo Guerra Mundial, partindo para a glamourosa Natal, até chegar ao Norte do litoral com o destino que como diz a Secretaria de Turismo Janielle Linhares é gostoso visitar São Miguel do Gostoso, destino que vem se destacando a nível nacional e mundial no Turismo.
FONTE Por Sidnesio Moura
FOTOS: Zeca da Jipe Turismo e Canindé Soareas