Pirenópolis (GO) é daqueles destinos que merecem ser visitado ao menos uma vez na vida. Dona de paisagens de tirar o fôlego, Piri, como é carinhosamente chamada, é um verdadeiro refúgio em pleno cerrado.
Localizada menos de 150 km de Brasília e Goiânia, com acesso tranquilo pelas duas capitais, Pirenópolis é considerada um dos centros turísticos e ecológicos mais belos do país.
A cidade também é conhecida por suas manifestações populares e folclóricas, como as Cavalhadas, que ocorrem junto a Festa do Divino Espirito Santo –que acontece 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes–, e de festivais gastronômicos e feiras literárias.
Graças a esta vasta riqueza cultural, inclusive que em 2010, Pirenópolis foi contemplada com o título Patrimônio Histórico Oral Imaterial Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
Hospedagem exclusiva em Pirenópolis
No final do ano passado Pirenópolis ganhou o primeiro condomínio de casas modulares para temporada, o Moriá Village. Instalada em uma área de 20 mil m², a menos de sete minutos de carro do centro histórico, a estância passa a contar com duas novas opções de hospedagens em contêiners que possibilitam a desconexão do mundo urbano, com maior proximidade da natureza e, sobretudo, do espaço em uma espécie de “quintal espacial”.
Trata-se da Green Roof Lodge e da Summer Glass Home, duas “cabanas das galáxias” que têm o céu noturno como fonte de inspiração. Apesar de terem a vista panorâmica para a serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade, e a paleta de cores em tons de cinza remetendo ao luar como pontos em comum, os dois novos empreendimentos apresentam particularidades entre si.
O primeiro é voltado para casais e, além de telhado verde, tem um ofurô em madeira no deck da cabana como um de seus principais atrativos. Já o segundo consiste em um contêiner de 40 pés que foi transformado em uma “casa de vidro”, com paredes frontais e laterais cristalinas que garantem uma vista privilegiada das montanhas, matas e demais atrativos naturais do Cerrado. Além do mais, esta passa a ser a primeira acomodação do Moriá Village para famílias, e conta com projetos assinados pela empresa Karacol Containers.
Experiências noturnas únicas
Na parte interna das cabanas das galáxias, a magia do céu noturno se faz presente por meio de móveis planejados numa paleta de cores em tons de cinza que se assemelha ao luar. Mas a grande promessa das novas hospedagens são mesmo as experiências noturnas que elas proporcionam em meio à natureza. Mais do que apreciar o céu, a Green Roof Lodge e a Summer Glass Home vão oferecer aos hóspedes a possibilidade de resgatar práticas ancestrais, como acender uma fogueira para aquecer alimentos ou preparar uma refeição na churrasqueira e no disco de arado, enquanto contempla as estrelas.
Mas as opções não param por aí. Na Green Roof Lodge, por exemplo, ainda é possível relaxar no ofurô que, diferentemente das banheiras, tem o propósito de aquecer o corpo, relaxar músculos e órgãos internos e ativar a circulação, principalmente quando aliado ao aroma dos sachês de ervas e óleos essenciais.
Já na Summer Glass Home, ainda dá para curtir um cinema. Para os dias mais frios, saborear um delicioso fondue e um bom vinho sob o luar também pode ser uma boa pedida e fica por conta da criatividade de cada hóspede que tem a disposição uma cozinha equipada. Sem contar a possibilidade de manusear um telescópio para observar mais a fundo o céu estrelado, este será outro atrativo.
“Existe um novo comportamento do público adepto às hospedagens de veraneio. Além da curiosidade de vivenciar a experiência proporcionada no campo, boa parte busca reconfigurar a vida através da imersão na natureza, desacelerar e adequar ao ritmo do campo. As pessoas estão cada vez mais coesas às ideias de sustentabilidade e à valorização dos aspectos culturais de cada região”, destaca Jacob.
Turismo de experiência
Outras duas cabanas modulares em contêiners compõem a estância Moriá Village: a Sunset Rooftop House, a primeira de Pirenópolis com lounge e spa privativo; e a Pop-up Tiny House, que possui telhado verde, deck móvel com mesa e camas retráteis e cinema à céu aberto. Além de oferecerem o mínimo de interação com outros hóspedes, elas são exclusivas para casais e trazem o conceito rooftop – terraços com vistas para a natureza, marcada pelo cerrado.
Além de oferecer a tranquilidade do campo acompanhada da proximidade da cidade, a estância ainda conta com produtos e serviços exclusivos, como uma linha exclusiva de amenities e um enxoval de 400 fios, bem como cestas campais, vinhos especiais e massagem terapêutica, que podem ser contratados à parte. No local, o hóspede ainda tem acesso à uma mini cozinha com frigobar, fogão, forno, louças, talheres e outros utensílios; wwi-fi; ar-condicionado; e deck privativo para a prática de atividades ao ar livre, como meditação, alongamento e yoga.
Tudo isso para aproveitar ao máximo o turismo de experiência, que exige interação mais aprofundada com o espaço visitado, envolvendo temas da região como história, cultura e gastronomia. Outros destaques do projeto são o sistema de ecofossa, que trata o esgoto de forma mais sustentável, e a recuperação do meio ambiente local, que foi degradado por anos com pastagens, por meio do plantio de espécies nativas do cerrado. O reflorestamento do espaço faz parte de uma parceria com o programa ProFloresta, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Moriá Village
Chácara Bom Jesus Jaicos, GO-431, Km 20, 10, Pirenópolis (GO)
Informações e reservas pelo Airbnb: Família Shambala Piri
Contatos: Instagram ou pelo site: www.temporadaempiri.com.br.
Fonte: Catraca Livre