O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) lançará um plano para promover o turismo religioso na cidade, no período pós-pandemia, nesta terça-feira (1°), às 17h. A cerimônia de lançamento será aos pés do Cristo Redentor, que completa 90 anos em 2021, e contará com apresentação da cantora Elba Ramalho. Com apoio da Prefeitura do Rio, o plano tem o objetivo de dar visibilidade a diversos pontos como o Santuário de Fátima, o Memorial do Holocausto e o Centro Cultural Jerusalém.
Enquanto o Cristo Redentor recebe 3 milhões de turistas por ano, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP) atrai 13 milhões. O objetivo do Rio CVB e dos demais parceiros é aumentar o fluxo nos próximos 10 anos. Se o Rio conseguir atrair 3% dos visitantes da Basílica de Aparecida, a economia da cidade pode ganhar R$ 300 milhões por ano.
“O incentivo ao turismo religioso é uma das bandeiras do Rio CVB para a retomada do setor. Queremos chegar aos 100 anos do Cristo Redentor, em 2031, celebrando a marca do Rio como destino religioso mais buscado do país”, aponta Sonia Chami, presidente-executiva do Rio CVB.
Na cerimônia, nesta terça-feira, será assinado um termo de cooperação entre o Rio CVB e os principais parceiros: Santuário Cristo Redentor; Associação Arquidiocesana Tarde com Maria; Associação Cultural Memorial do Holocausto; e Centro Cultural Jerusalém. Associados ao Rio CVB também participam do plano de ações. A ideia é que o grupo incentive a captação e apoie a entidade na organização de eventos religiosos no Rio.
“O Rio de Janeiro possui uma imensa riqueza histórica de cunho religioso. São símbolos de grande importância tanto para o catolicismo quanto para o judaísmo, protestantismo e as religiões afro-brasileiras. Precisamos jogar luz sobre todo esse acervo para tornar a cidade protagonista no importantíssimo mercado do turismo religioso”, pontua o secretário municipal de Turismo do Rio, Cristiano Beraldo.
FONTE: MERCADO E EVENTOS