Aclamado por moradores locais, turistas e empresários por movimentar a economia da praia da Pipa durante a baixa estação, o Sabores da Pipa Festival Gastronômico realizado entre os dias 11 e 21 de abril, segue reunindo e valorizando a culinária cosmopolita da praia mais badalada do Rio Grande do Norte, com a proposta de unir e fortalecer toda a cadeia que a gastronomia abarca, fazendo chegar ao turista uma experiência rica e saborosa.
Desde a sua criação, o Sabores da Pipa destaca a criatividade e o talento dos chefs e empreendedores da região, dentro do conceito de Gastronomia km 0. Em 2024 não é diferente. Reunindo 47 restaurantes, o Festival incentiva a criação de versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinks, sobremesas e combos, para serem comercializados a valores fixos em cada categoria, com preços girando em torno de 30% abaixo do tradicional.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística Emprotur-RN, apoia o evento.
“O Sabores da Pipa é um exemplo do potencial da gastronomia potiguar para impulsionar o turismo local e regional. Ao valorizar a culinária e reunir chefs e empreendedores locais, o Festival não apenas enriquece a experiência dos visitantes, mas também fortalece toda a cadeia produtiva relacionada à gastronomia. Estamos orgulhosos de apoiar esse evento que celebra a criatividade e o talento da região, além de promover o desenvolvimento e a diversificação da oferta turística no Rio Grande do Norte”, ressalta o diretor-presidente da Emprotur-RN, Raoni Fernandes.
Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO
O Sabores da Pipa Festival Gastronômico de 2024 também será o primeiro, dentre outros eventos com foco em turismo gastronômico, hospitalidade e agricultura familiar já programados, em atendimento às muitas premissas da candidatura município de Tibau do Sul à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Ele é parte de uma série de estratégias elaboradas pela comunidade local, em colaboração com autoridades e stakeholders, visando fortalecer o reconhecimento da região como um polo de turismo gastronômico mundial.
Ao aderir à Rede, Tibau do Sul compromete-se não apenas em compartilhar as melhores práticas em gastronomia, mas também em promover o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
“O Sabores da Pipa vem para unir o empresariado, marcas, prestadores de serviços, colaboradores, agências de turismo, receptivos, enfim, todo o trade turístico em prol da consolidação da região como destino gastronômico de excelência”, afirmou a realizadora do evento, Adrianne Ciantelli, responsável pela articulação desta candidatura junto à Unesco e à Ana Paula Jacques, Coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO engloba sete áreas criativas, incluindo gastronomia. Tibau do Sul, onde está localizada a praia da Pipa, será a primeira cidade no Nordeste brasileiro a se candidatar nesta categoria, juntando-se a outras quatro cidades brasileiras já reconhecidas pela UNESCO: Belém/PA, Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG e Paraty/RJ.
Foco na sustentabilidade
Festival gastronômico combina com sustentabilidade? Para a organização do Sabores da Pipa, o tema é uma prioridade. Adrianne Ciantelli, organizadora do Festival, enfatiza que a preocupação com questões sociais e sustentáveis é a prioridade central do evento.
“Estamos empenhados em não apenas proporcionar uma experiência gastronômica excepcional, mas também em fazer a diferença em nossa comunidade e no meio ambiente. Para isso, temos uma programação repleta de estratégias”, revela.
Confira abaixo alguns dos compromissos sociais e ambientais do Sabores da Pipa Festival Gastronômico:
- Capacitação de mão de obra: Oficinas e workshops oferecidos durante o festival por chefs renomados e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que visam qualificar profissionais da área de alimentação fora do lar.
- Comprometimento com a educação: Estudantes do curso de Gastronomia da Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN atuarão como estagiários nos estabelecimentos participantes e nas oficinas e rodas de conversa do evento.
- Gastronomia Km 0: Os participantes do festival se comprometem a utilizar ingredientes locais, promovendo assim uma experiência gastronômica mais sustentável e consciente.
- Feira de troca de plantas alimentícias: Mudas de árvores frutíferas, hortaliças, PANC’s, tubérculos e sementes poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível, que serão doados para a Biblioteca de Sibaúma.
- Gestão de resíduos: Todos os resíduos recicláveis serão coletados seletivamente e destinados adequadamente, com a coordenação realizada pelo parceiro “Gomes da Reciclagem”.
- Compensação da emissão de CO2 da Arena Gastronômica em parceria com a Pipa Ambiental.
- Prato popular beneficente: Durante a festa de encerramento, chefs locais irão preparar um prato popular cuja renda será revertida para um projeto social comunitário, o Lar do Jacaré, projeto social de voluntariado, que cuida de animais de rua em situação de vulnerabilidade.
O Sabores da Pipa Festival Gastronômico é uma realização do “Lá na Casinha – Produção Criativa”, da empresária Adrianne Ciantelli, com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo; apoio do Governo do RN, através da Emprotur, Café Santa Clara e Eloi Chaves Distribuidora e parceria institucional da EAJ-UFRN e Abrasel na Pipa.
FONTE: O POTI