As caves de vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, na região norte de Portugal, estão localizadas do outro lado do rio Douro, em frente à cidade do Porto. As caves são um destino turístico popular para os amantes do enoturismo.
Fiquei fascinada ao aprender sobre o processo de produção do vinho do Porto e a história por trás das diferentes marcas que são produzidas na região.
Mas antes é interessante contextualizar: o vinho do Porto não é produzido no Porto e, sim, no Douro, uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo!
Para chegar até as caves, é possível cruzar a pé a ponte D. Luís, atração bem popular da cidade. Nós estávamos hospedados no centro histórico do Porto, pertinho do cais, e fomos de carro do hotel Neya Porto até Vila Nova de Gaia, levando menos de 10 minutos até lá.
Antes desse passeio, estávamos no WOW (World of Wine) e fomos a pé até a região das caves, na beira do rio.
A importância do Vinho do Porto
O vinho do Porto faz parte da história e da cultura de Portugal. É uma bebida protegida pela Denominação de Origem (D.O.C.) do Douro, o que significa que sua produção está sujeita a regulamentações específicas dentro da região vitivinícola do Douro, que abrange mais de 40 mil hectares de vinhedos.
Ou seja, apenas os vinhos que seguem rigorosas normas de produção e são produzidos dentro dessa região podem ser rotulados como Vinho do Porto.
É um vinho de sobremesa. Então a dica é harmonizar com chocolate, frutos secos, doces ou ainda queijos fortes como parmesão, gorgonzola, pecorino e roquefort.
O caminho do Vinho do Porto
Durante séculos, o vinho produzido na região do Douro era transportado em barcos rabelo ao longo do rio Douro, desde as vinhas até Vila Nova de Gaia, onde envelhecia nas caves das empresas de vinho do Porto.
Hoje em dia, os barcos rabelo exercem apenas a função turística de navegar pelo rio Douro levando viajantes para conhecerem as belezas da região.
Visita à Cave
Nós visitamos a Caves Sandeman, uma cave situada em um lindo edifício de granito de 1811 com vista para o Douro.
A Sandeman é uma das mais antigas empresas de vinho do Porto e uma das mais famosas em todo o mundo, conhecida pela sua icônica imagem do “Don”, um personagem misterioso e enigmático vestido com um capote preto e um chapéu espanhol. A empresa foi fundada em 1790 por George Sandeman, um jovem escocês que decidiu se aventurar no comércio de vinho do Porto em Portugal.
Existem vários tipos de visita que você pode fazer. Nós fizemos a mais simples, que é a “Visita Porto Sandeman” (Porto Sandeman Visit), e pagamos 19 euros, com duração de 50 minutos e degustação de 3 Vinhos do Porto de diferentes estilos: branco, Ruby e Tawny.
Você pode escolher a visita guiada em português, inglês, francês ou espanhol. Fizemos a reserva antecipada pelo site.
Passeamos entre as pipas de vinho enquanto ouvimos histórias e curiosidades do local, onde o vinho é envelhecido desde 1811! Uma delas é ver a marca nas paredes de uma enchente que atingiu a cave, mas que deixou as pipas de vinho intactas.
Crianças podem acompanhar?
Não é um programa ideal para ir com crianças, mas eu não tinha outra escolha! Deixar de visitar uma cave de vinho no Porto não era uma possibilidade rs.
Então sim, as crianças foram conosco neste passeio (11 e 9 anos), mas não pagaram. As falas do guia não são tão interessantes para eles ouvirem, mas eu acredito que tudo em uma viagem é experiência: o fato do guia estar vestido com a capa do “Don” e o passeio ser em um local escuro, dá um ar misterioso, diferente… No final das contas se comportaram muito bem, o passeio é relativamente rápido e dinâmico. Conversar antes com as crianças e alinhar as expectativas ajuda muito!
E no final, a lojinha!
Como vocês devem imaginar, o tour termina em uma lojinha e é lógico que eu trouxe um exemplar do Vinho do Porto.
Em Portugal está acontecendo um movimento de tentar uma aproximação do Vinho do Porto com o público jovem e por isso criaram até drinks usando a bebida, como o Porto Tônica (Vinho do Porto branco ou rosé + água tônica + gelo). Eu provei e amei!
P.S. Segundo as normas da Receita Federal brasileira, a quantidade máxima de vinho que um viajante pode trazer de Portugal para o Brasil é de 12 litros, equivalente a 16 garrafas de 750 ml de vinho. Como é uma regra que pode mudar a qualquer momento, consulte as normas antes da sua viagem!
FONTE: CATRACA LIVRE VIAGEM