O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur/RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), realizou na noite desta quinta-feira (04), uma capacitação exclusiva de agentes de viagens do estado. O objetivo da ação foi incentivar os profissionais para a venda de destinos internos no RN para o público potiguar.
Seguindo as tendências apontadas por pesquisas internas, a retomada se dará nos destinos regionais. Desta forma, a ação, feita em parceria com a ABAV/RN, foi pensada para ativar os agentes de viagens para oportunidades de experiências turísticas dentro do estado.
“Quando tudo isso acabar, as pessoas vão querer viajar. Mas elas optarão por viajar para locais que tenham segurança e pesquisas desenvolvidas pela Setur e Emprotur mostraram que os destinos mais próximos serão a primeira opção. Preparamos uma capacitação pontuando os atrativos turísticos do Estado. Contemplando especialmente lugares e experiências pelo interior, demonstrando segmentos que envolvem opções para o turismo de aventura, religioso, ecológico, cultural e de experiência”, explicou a Secretária de Turismo, Aninha Costa.
“Esperamos oferecer com essa ação inicial, condições para o desenvolvimento de pacotes turísticos pelo Rio Grande do Norte apoiando à comercialização do turismo interno. O próximo passo é alcançar os turistas dos estados vizinhos, como Paraíba, Ceará e Pernambuco”, pontuou o presidente da Emprotur, Bruno Reis.
A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV/RN), contou com a participação de secretários de turismo cujas cidades fazem parte do Mapa Turístico do RN e agências de viagens. “Contamos com a colaboração dos municípios para direcionar, junto às agências, esse momento tão importante que será o da retomada”, afirmou a presidente da ABAV/RN, Michelle Pereira.
Após a capacitação os profissionais receberam e-books como material de apoio, com mais informações detalhadas sobre os destinos e atrativos turísticos. Novas ações estão sendo alinhadas junto com a ABAV do RN e de outros estados para dar continuidade ao projeto.
Capacitações Nacionais
O trabalho de relacionamento também está sendo feito no âmbito doméstico e internacional, ainda que de forma mais contida, uma vez que o cenário de retomada ainda está incerto para viagens de longas distâncias. No entanto, o contato com esses atores torna-se indispensável para manter o interesse no destino.
Ao longo das últimas semanas, foram realizadas lives para apresentação do destino com as operadoras Schultz, HotelDo e Agaxtur Viagens, atingindo um total de mais de 700 agentes de viagem no país.
Capacitações internacionais
Ao que diz respeito às capacitações de promoção no mercado internacional, o foco tem sido a manutenção do contato com os principais mercados emissores. Nesse sentido, foram realizadas capacitações com agentes da Colômbia e Argentina, alcançando mais de 250 agentes de viagem. Também foi promovido um encontro com a rede de contatos da companhia aérea Latam (América do Sul).
Para o mês de Junho, o trabalho será intensificado com capacitações agendadas com a Bolívia, no dia 11. Em seguida, no dia 15 de junho, será a vez da Espanha.
Fonte: setur.rn.gov.br