O setor de Turismo brasileiro faturou R$
20,3 bilhões em outubro de 2019, alcançando a segunda alta consecutiva no
semestre. O resultado é 8,4% superior ao registrado em setembro e 8,1% maior do
que o aferido outubro de 2018. Os dados são do Índice Cielo de Vendas do
Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
(ICV-Tur-CNC), pesquisa da Confederação que tem como base as taxas de variação
da pesquisa da Cielo.
Em outubro, a atividade turística Hospedagem e
Alimentação apresentou o melhor desempenho nas vendas, com R$ 12,9 bilhões de
faturamento – crescimento de 3,6% sobre setembro. O setor foi responsável por
mais da metade do montante das vendas de todos os segmentos turísticos medidos
em outubro (64,1%). O bom desempenho da atividade foi puxado por Restaurantes e
Similares (R$ 10,821 bilhões), com alta de 4,7% em relação ao último mês.
De acordo com o presidente da CNC, José Roberto
Tadros, a tendência é de alta nas vendas do setor neste fim de ano. “O quadro
tem sido benigno para as empresas das atividades ligadas ao turismo. O consumo
vem sendo alavancado por fatores como 13º salário, férias e FGTS. Além disso,
os juros em declínio e preços estáveis ajudam a impulsionar os serviços
turísticos”, diz.
BLACK
FRIDAY
No intervalo de 12 meses (novembro/18 a
outubro/19), as vendas aumentaram 1,1% (R$ 224,2 bilhões) em relação à janela
de novembro/17 a outubro/18 (R$ 222,6 bilhões). E um dos motivos, segundo o
diretor da CNC, Alexandre Sampaio, é a Black Friday. “O movimento das vendas em
torno da Black Friday reforça a tendência de alta em novembro e dezembro, e que
pode refletir nos primeiros meses do ano que vem também”.