
Além de ser a casa dos papas e sede da Igreja Católica, o Vaticano conta com diversas curiosidades históricas, geográficas e culturais. É o menor país do mundo – em extensão e população
O Vaticano é o menor Estado independente do planeta, tanto em extensão territorial quanto em número de habitantes, segundo dados da própria cidade-Estado.
Com apenas 44 hectares, mais de 400 mil metros quadrados, o território abriga 673 cidadãos com nacionalidade vaticana, dos quais 458 vivem dentro dos muros que delimitam parcialmente a área.
Um dado curioso é que cerca de 30% dos cidadãos vaticanos residem em outros países, em geral, por ocuparem cargos diplomáticos vinculados à Santa Sé, órgão central da Igreja Católica.
Ao todo, incluindo não cidadãos, o Vaticano tem 882 moradores.
Outra informação curiosa sobre a cidade-estado é que por lá não há animais de estimação.

O Vaticano se tornou oficialmente uma cidade-estado independente em 11 de fevereiro de 1929, com a assinatura do Tratado de Latrão. Firmado entre a Santa Sé e o governo italiano, o acordo reconheceu a plena soberania do Vaticano no direito internacional.
O objetivo era assegurar à Igreja Católica “independência absoluta e visível”, e garantir sua “soberania indiscutível também no cenário internacional”, conforme o site da cidade-estado.
Desde então, o Vaticano possui uma bandeira nacional. A bandeira é um estandarte bicolor em amarelo e branco, com as chaves cruzadas de São Pedro e a Tiara papal ao centro (veja na foto acima).
FONTE: G1 VIAGEM